10 de novembro de 2010

SURPRESA

Juba continua a ser uma surpresa pegada!
Esta conta-se depressa:
É assim: ontem precisava de estar no Ministério da Informação às 11h00 para o Fórum semanal com os jornalistas.
O meu colega estava a usar o carro e só me restava uma solução: apanhar o «bodadoba», as motorizadas-taxi.
Perguntei ao condutor quando me levava para me transportar aos Ministérios.
Respondeu «Arba». Que quer dizer quatro. Como me tinha esquecido da tradução ofereci cinco libras sudanesas.
«Que não, é muito! Chegam três.»
Nunca tal me houvera acontecido: alguém querer menos do que o que ofereci! E logo eu que até estou habituado a pagar o imposto de pele – como eu lhe chamo! Kawaja, Branco paga mais!!!
A viagem foi agradável. Recordei-lhe que o recenseamento para o refendo sobre a independência começa na segunda e que de devia inscrever para exercer o direito de decidir o seu futuro. Agradeceu o lembrete e disse que se ia inscrever.
E além de honesto, barateiro e simpático, foi também um condutor cuidadoso.
Há dias que vale bem a pena sair da cama cedinho!!!

1 comentário:

Jorge Rosmaninho disse...

Não é apenas Juba. África é uma surpresa pegada. Também tenho algumas estórias parecidas. Um abraço.