7 de março de 2015

MEDIA COMBONIANOS EUROPEUS

Encontro Media Combonianos Europeus 2015
Documento final

Nós, Combonianos e Combonianas que trabalhamos no ministério da comunicação na Europa, juntamente com leigos colaboradores e colaboradoras, reunimo-nos de 24 a 27 de Fevereiro de 2015 na Casa-Mãe das Irmãs Missionárias Combonianas em Verona, para reflectir sobre o tema do próximo Capítulo Geral dos MCCJ.

Dois peritos em comunicação ofereceram motivos para melhorar a nossa comunicação na Europa.

Partilhámos a realidade dos nossos títulos e apreciámos o trabalho desenvolvido nas revistas, nos sites, nas redes sociais e com os media digitais em geral; o investimento em pessoal e recursos feito pelo Instituto e pelas circunscrições é considerável e deu frutos relevantes.

Constatamos que as nossas revistas desempenham um serviço importante na sociedade e Igreja da Europa. Consideramos que os nossos media são um instrumento vital para a animação missionária da Igreja local. Acreditamos além disso que os nossos Institutos tenham beneficiado e beneficiem, em termos de vocações e animação missionária, dos media que dão a conhecer o carisma comboniano. Todavia, deste encontro emergiu a necessidade de dar início a uma mudança substancial nos nossos projectos de comunicação, em particular relativamente aos seguintes aspectos:

Jovens – atingimos os idosos, alguns adultos e crianças, mas não conseguimos comunicar com os jovens. É preciso pôr-se à escuta e aprender deles, investir mais na comunicação online, cultivar de forma continuada a relação interpessoal com eles, procurar testemunhos significativos e usar uma linguagem propositiva e não lamuriosa.

Missão – a atenção à Europa de hoje, e em particular aos jovens, coloca-nos esta pergunta: «onde irá a missão na Europa no século XXI?». Isto chama-nos a caminhar com os jovens para descobrir com eles que contributo o nosso projecto de comunicação poderá dar. Preocupa-nos também situações correlativas a Justiça, Paz e Integridade da Criação (migrações, direitos dos povos, conflitos, tráfico de armas e pessoas, degradação ambiental…) para promover uma transformação da sociedade segundo os valores do «reino». Sentimos a exigência de aprofundar a reflexão sobre estes desafios missionários como família comboniana a nível dos secretariados de evangelização e animação missionária na Europa.

Organização – dentro dos nossos limites, na Europa temos centros de comunicação bastante estruturados, mas a nova realidade da missão e da comunicação impõem uma maior integração no interior de cada centro de comunicação e uma maior sinergia entre os centros. Em particular:
  • Durante os encontros propomos elaborar e partilhar entre redacções uma lista de temas vitais para a Europa, que cada centro desenvolva a seu modo (os textos serão partilhados através do secretariado geral da animação);
  • Pede-se aos Conselhos Gerais para internacionalizar as redacções, com jovens confrades e irmãs, ou leigos, de outros continentes;
  • Encorajamos as possibilidades de sinergia também com centros e organizações exteriores à Família Comboniana.

Comunicação transmedial – estamos convictos/as de que o futuro próximo da comunicação seja transmedial ou seja, que, para comunicar hoje a nossa mensagem de modo eficaz, devemos valorizar e integrar as diversas plataformas de comunicação (papel, online, áudio, vídeo, redes sociais, infográfica…). Em parte já o estamos a fazer, mas é preciso melhorar o uso integrado dos vários meios em direcção a um objectivo comum.

Estratégia

Para evitar na Europa uma inútil dispersão de meios e pessoas, é urgente parar e elaborar uma estratégia que nos ajude a dar resposta aos desafios apresentados; é necessário decidir onde investir os recursos humanos e materiais. Em particular:
  • Preparar com urgência jovens para encontrar os jovens, até oferecendo-lhes espaços de colaboração no interior dos nossos centros de comunicação;
  • Pedir aos Conselhos Gerais e/ou de Circunscrição para programar a rotatividade do pessoal dos centros (redacção e administração), providenciando uma adequada preparação profissional;
  • Ponderar melhor a preparação dos encontros continentais, de modo a estudar temas de interesse comum mais relevante;
  • Privilegiar encontros sobre temáticas específicas;
  • Convidar para os encontros representantes dos media combonianos de outros continentes;
  • Correlacionar a nossa comunicação a formas de lobby já operativas.
Verona, 27 de Fevereiro de 2015

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