30 de janeiro de 2016

DONA LURDINHAS

O SMS, curto mas certeiro. Atingiu-me no coração como um soco no estômago: «Olá. Faleceu a Lurdinhas do Pinheiro. Beijinhos.»

Caminhando pela rua, fui fazendo memória da bênção que a dona Lurdinhas foi para mim, o que ela representa na minha história pessoal.

Foi a minha professora da sexta classe. Deu-me muita confiança e coragem!

Às vezes convidava-me a liderar a oração do meio-dia ou a escrever os problemas para casa no quadro negro. Eu ficava com o livro com os resultados! Um grupo de alunos juntámos-nos muitas vezes para resolver os problemas e chegarem ao resultado da solução!

Acima de tudo, foi a Dona Lurdinhas que me pôs em contacto com o missionário comboniano que visitou a Escola Primária de Cinfães em 1972.

O P. Arnaldo Baritusio encontrou-se só com os alunos da quarta para lhes falar de Comboni, dos combonianos e das missões. Eu andava na sexta. A Dona Lurdinhas sabia do meu desejo de ser missionário e apresentou-me ao P. Arnaldo. Fiz o estágio em VN Famalicão nesse mesmo verão e … aqui estou!

Devo à Dona Lurdinhas um reconhecimento muito grande pela sua amizade e pela sua oração. Acompanhou-me sempre. Quando nos encontrávamos, interessava-se pelo que eu fazia, gostava de ouvir as minhas hstórias. Falava dos seus alunos preferidos: o Amílcar, o Álvaro, a Luísa, eu... Às vezes até parecia que se sentia culpada pela minha forma de vida… Achava que eu sofria muito por andar sempre longe. Mas eu sossegava-a: não sou um mártir mas um homem feliz!

Infelizmente, por conjuntura de agenda não vou estar fisicamente presente do derradeiro adeus. Mas hoje já rezei o terço por ela e amanhã ofereço a Eucaristia.

A Dona Lurdinhas está no abraço terno e eterno de Deus a interceder por nós. É uma santa!

1 comentário:

pelina disse...

..."acompanhou-me sempre"...e sempre o irá acompanhar amigo Pe. Zé Vieira, pois o AMOR é eterno... como é difícil vermos partir aqueles que amamos e nos marcaram na Vida! beijinhos- Pelina