11 de dezembro de 2017

CINFÃES MARIANO


Igreja de São João Batista de Cinfães

Estamos a terminar o ano como o começámos: com uma festa singela e sincera em honra da Mãe do Céu. A dois de fevereiro celebrámos a fevereirinha, a festa em honra da Senhora da Piedade no lugar ribeirinho de Avitoure. Hoje, neste sítio altaneiro de Joazim, celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. Fechamos o círculo das festas populares e preparamo-nos para celebrar o Natal em pouco mais de duas semanas.

Fazemo-lo assim, porque somos herdeiros de uma fé mariana. Os nossos antepassados tinham uma grande devoção pela Nossa Senhora: dedicaram a capelinha de Lagarelhos à Senhora dos Remédios, a das Pias à Senhora do Sagrado Coração, a de Avitoure à Senhora da Piedade, esta de Joazim à Senhora da Conceição!

Antigamente, a festa maior de Cinfães era a da Senhora das Graças, no início de agosto! E a Igreja matriz, ao lado da Senhora das Graças, tem outro altar dedicado à Senhora do Rosário. Duas imagens muito belas!

Depois, do lado direito do Santo António há uma imagem pequena que pela expressão corporal parece representar a Senhora da Apresentação. Ao lado do Coração de Jesus está a Senhora da Conceição. A imagem da Senhora do Rosário de Fátima está presente na igreja e em muitas das capelas e nichos na nossa paróquia.

Aprendemos dos nossos pais a viver a devoção mariana marcada pela recitação do terço em família, e da oração ao toque das ave-marias. Antigamente, nos dias de feira fazia-se um silêncio profundo quando o sino chamava a rezar ao meio dia: os homens tiravam o chapéu e as conversas e negócios davam vez ao silêncio e à oração mariana.

Dirigimo-nos a Maria nos momentos de aperto, porque – como o Papa Francisco nos recordou três vezes durante a memorável homilia da missa centenária a 13 de maio – TEMOS MÃE!

Sim, Maria é a nossa mãe, dada por Jesus do alto da cruz. A mãe que nos remete a Jesus.

Santo Francisco Marto disse há 100 anos: «Do que mais gostei foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que a Nossa Senhora nos meteu no peito. Gosto tanto de Deus.»

Maria ensina-nos a sermos filhos, a sermos cristãos, ela que é a grande mestra dos discípulos missionários de Jesus da Anunciação ao Pentecostes.

Na anunciação em Nazaré (Lucas 1, 29-38) faz perguntas, expõe dúvidas, medos, perplexidades. Depois de encontrar respostas para os seus porquês torna-se disponibilidade total e acolhe o projecto de Deus a seu respeito, a sua vocação, sem condições nem reticências. Maria disse ao anjo Gabriel: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra.»

Quando o anjo se retirou, a menina de Nazaré não ficou a curtir a solidão nem o momento: partiu apressada, pelo caminho perigoso dos montes, para ajudar Isabel, idosa, grávida de seis meses (Lucas 1, 29-36). A prima chama-a de feliz porque acreditou «porque se vai cumprir tudo o que foi dito da parte do Senhor.»

Durante a infância de Jesus, houve momentos em que Maria-mãe não entendeu o que se passava à sua volta, mas «guardava todas as coisas, ponderando-as no seu coração» (Lucas 2, 19.51), ou melhor: compunha todas as coisas no seu coração como traduz o nosso bispo, Dom António Couto. Maria é a mãe contemplativa que descobre o sentido de Deus nas pequenas coisas da vida corrente. Ou, como proclama o hino da oração da manhã da solenidade da Imaculada Conceição, «Ofereceste a Deus aquele silêncio, / onde habita a Palavra.»

No início da vida pública de Jesus, nas bodas de Caná (João 2, 1-11), apressou a manifestação do Filho com uma afirmação atenta e preocupada: «Não têm vinho!». E disse aos empregados – como diz a cada um de nós, hoje: «Fazei o que ele vos disser.» Eles encheram as seis talhas de água como Jesus mandou e este transformou-a em vinho, o vinho melhor.

Maria foi sempre uma presença discreta, solidária e constante na vida de Jesus desde a Galileia até ao Calvário onde se manteve firme aos pés da Cruz a velar o seu Jesus com um grupo de mulheres fiéis e o discípulo amado.

Seguindo o Filho, descobriu que a relação com Ele não dependia dos laços de sangue, mas da escuta e do fazer da Palavra de Deus (Lucas 8, 19-21).

Junto à cruz, viu a sua família alargar-se: Jesus deu-lhe o discípulo amado como filho – e deu-lhe cada um de nós como seus filhos amados – e chamou-a mãe do discípulo amado, que – conta o evangelista João – a levou para sua casa (João 19, 26-27).

Finalmente, Maria era parte da comunidade orante dos discípulos fechados no salão de cima, o salão da primeira eucaristia, à espera do Consolador, o Espírito de Jesus ressuscitado (Actos 1, 14). Uma mulher de comunidade, uma mulher de Igreja!

São João introduz o lava-pés com esta frase: «Jesus, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao extremo» (João 13, 1).

Este amor extremado, total levou Jesus a dar-nos a sua mãe.

Para nós, a mãe é única e intransmissível. Para Jesus, Maria é mãe de todos: «Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua» (João 19, 26-27).

Hoje, ao celebrarmos a solenidade da Imaculada Conceição de Maria somos convidados acolher a mãe de Jesus como nossa mãe, a levá-la para nossa casa como o discípulo amado a levou, a aprender dela o compromisso cristão nos pequenos gestos diários, a redescobrir a Palavra de Deus como o alimento que nos faz viver, a rezar-lhe uma ave-maria todos os dias! Para ela interceder por nós, para ser luz no caminho até Jesus.

A nossa fé mariana não deve ficar-se pelas súplicas interesseiras quando andamos com o coração apertado pelas dificuldades da vida. Nossa Senhora não é «uma “Santinha” a quem se recorre para obter favores a baixo preço», recordou o Papa Francisco a 12 de maio na Cova da Iria. Não é a Senhora dos milagres baratos, low cost!

Maria fez da Palavra de Deus a melodia de fundo da sua vida, o seu fio condutor, e ensina-nos a regressar a essa Palavra de vida.

Na homilia do dia 13 de Maia o Papa Francisco disse: «Queridos peregrinos, temos Mãe, temos Mãe! Agarrados a ela como filhos, vivamos da esperança que assenta em Jesus.»

Uma mãe carinhosa, que cuida de nós, que nos devolve ao sonho de Deus de sermos todos seus filhos muito amados, o seu enlevo, e irmãs e irmãos uns dos outros.

O Papa terminou a carta encíclica Laudato Si sobre o cuidado da casa comum com um parágrafo dedicado à «Rainha de toda a criação».

«Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora Se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano» – escreveu o Papa no n.º 241.

É este cuidado carinhoso e compadecido que queremos aprender dela! É assim que a honramos como nossa mãe.

Celebramos esta festa na catedral que Deus construiu, a criação que sofre com os fogos, a falta de chuva, a poluição, o abuso dos seus recursos. A Mãe do Céu ajuda-nos a ouvir o clamor da mãe-terra!

«Podemos pedir-Lhe que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar mais sapiente», escreve o Papa no mesmo número.

Sim, precisamos da sua ajuda para podermos viver melhor e melhorar a vida dos mais pobres que são quem mais sofre com as mudanças climáticas e com a crise ecológica que vivemos.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição intercede por nós, teus filhos muito amados, que te louvam e bendizem. Amém!

Sem comentários: